sábado, 6 de dezembro de 2014

Cicloviagem de Recife para Fortaleza - Janeiro 2015


Informações e fotografias sobre a cicloviagem que fizemos, de Recife até Fortaleza, entre os dias 2 e 14 de janeiro de 2015. Nós pedalamos uma distância de 950 km.

Espero que outros cicloviajantes possam curtir o relato e aproveitar as dicas e informações em suas próprias viagens de bicicleta.

As fotos estão depois do relato completo da viagem.

A equipe:

Paulo Rafael - Macelo Venceslau - Nadilson

Resumo:

02.janeiro.2015 - sexta-feira
- de Recife (PE) para João Pessoa (PB)
- distância: 120 km
- velocidade média: 17 km/h
- velocidade máxima: 56 km/h

03.janeiro.2015 - sábado
- de João Pessoa (PB) para Baía Formosa (RN)
- distância: 120 km
- velocidade média: 15 km/h
- velocidade máxima: 67 km/h

04.janeiro.2015 - domingo
- de Baía Formosa (RN) para Natal (RN)
- distância: 70 km
- velocidade média: 12 km/h
- velocidade máxima: 57 km/h

05.janeiro.2015 - segunda-feira
- de Natal (RN) para Rio do Fogo (RN)
- distância: 88 km
- velocidade média: 12 km/h
- velocidade máxima: 42 km/h

06.janeiro.2015 - terça-feira
- de Rio do Fogo (RN) para Caiçara do Norte (RN)
- distância: 98 km
- velocidade média: 15 km/h
- velocidade máxima: 42 km/h

07.janeiro.2015 - quarta-feira
- de Caiçara do Norte (RN) para Galinhos (RN)
- distância: 34 km
- velocidade média: 12 km/h
- velocidade máxima: 30 km/h

08.janeiro.2015 - quinta-feira
- de Galinhos (RN) para Ponta do Mel (RN)
- distância: 101 km
- velocidade média: 16 km/h
- velocidade máxima: 40 km/h

09.janeiro.2015 - sexta-feira
- de Ponta do Mel (RN) para Icapuí (CE)
- distância: 91 km
- velocidade média: 14 km/h
- velocidade máxima: 46 km/h

10.janeiro.2015 - sábado
- de Icapuí (CE) para Canoa Quebrada (CE)
- distância: 50 km
- velocidade média: 10 km/h
- velocidade máxima: 37 km/h

11.janeiro.2015 - domingo
- de Canoa Quebrada (CE) para Morro Branco (CE)
- distância: 85 km
- velocidade média: 19 km/h
- velocidade máxima: 43 km/h

12.janeiro.2015 - segunda-feira
- dia de descanso em Morro Branco (CE)
- caminhada pelo labirinto das falésias

13.janeiro.2015 - terça-feira
- de Morro Branco (CE) para Fortaleza (CE)
- distância: 95 km
- velocidade média: 17 km/h
- velocidade máxima: 40 km/h

14.janeiro.2015 - quarta-feira
- dia de embalar as bicicletas
- Aeroporto: vôo para Recife.

....................................................

Relato da viagem:

02.janeiro.2015 - sexta-feira

- de Recife (PE) para João Pessoa (PB)
- distância: 120 km
- piso: asfalto
- hospedagem: warmshowers Caio e Perla

Nosso ponto de encontro foi o supermercado Bompreço da Avenida Agamenon Magalhães, em Recife. Lá nos reunimos, Paulo, Macelo e Nadílson, e mais cerca de 10 ciclistas amigos que nos acompanharam só nesse primeiro dia até João Pessoa. O dia amanheceu chuvoso e tivemos umas chuvas fortes na estrada e céu nublado. Fizemos uma parada na banca de frutas de Abreu e Lima, outra na lanchonete do posto de gasolina de Goiana (PE) e depois já na entrada de João Pessoa. Lá, os amigos seguiram para a orla da cidade. Nós três almoçamos e seguimos para o bairro Cristo Redentor, onde fomos hospedados no apartamento dos warmshowers Caio e Perla. Eles nos deixaram completamente à vontade no apartamento em que vão morar depois do casamento que aconteceria em breve.

03.janeiro.2015 - sábado

- de João Pessoa (PB) para Baía Formosa (RN)
- distância: 120 km
- piso: asfalto
- hospedagem: Pousada Ecoadventure

Acordamos cedo, passamos na casa de Caio para entregar as chaves do apartamento e seguimos para a BR-101. Em um posto de gasolina, tomamos o café da manhã. Foi um dia de pedal difícil pois o sol estava forte e há muitíssimas subidas longas no trecho. Antes da entrada de Baía Formosa, paramos em um restaurante e almoçamos. Saímos da BR-101, pegamos a RN-062 com vento de frente. Entramos na cidade e encontramos quarto em uma das pousadas. Depois de descarregar os alforges, banho de mar na praia. Entretanto, não passamos uma noite boa. Faltou energia em parte dos quartos da pousada e tivemos uma noite de calor e muriçocas.

04.janeiro.2015 - domingo

- de Baía Formosa (RN) para Natal (RN)
- distância: 70 km
- piso: praias e asfalto
- hospedagem: Hotel Bistro Suisse (Ponta Negra, Natal)

Acordamos cedo e tomamos o café da manhã em uma padaria da cidade. Descemos para a praia, a maré estava secando e permitia pedalar. Seguimos pela areia até Barra do Cunhaú onde fizemos a travessia de balsa. Então, seguimos pela RN-003, asfalto, com travessia de balsa no rio Catu. Em Tibau do Sul, nova travessia de balsa. Seguimos pela praia alguns quilômetros até onde a estrada reaparece, na Barreta. Daí, seguimos pela estrada asfaltada junto à praias. Paramos para almoçar e tomar banho de mar na praia de Búzios. Depois, seguimos pelo asfalto para Natal. Tivemos um pneu furado pouco antes de Natal, trocamos a câmara e seguimos. Encontramos quarto em um pequeno hotel na Ponta Negra.

05.janeiro.2015 - segunda-feira

- de Natal (RN) para Rio do Fogo (RN) - Praia de Perobas
- distância: 88 km
- piso: praias, estradas de barro e asfalto
- hospedagem: Pousada Perobas Praia

Depois do café da manhã no hotel, seguimos pela beira-mar da Ponta Negra e depois pela areia da praia alguns quilômetros. Mais adiante, subimos para a Via Costeira que tem ciclovia. Atravessamos a ponte estaiada em direção à Redinha. No fim da rodovia da Redinha, pegamos a praia e pedalamos pela areia batida, maré seca, passando por Genipabu, Jacumã, Muriú. Atravessamos o rio Maxaranguape a pé, carregando as bicicletas e tomamos um belo banho de rio e mar. A maré estava enchendo. Almoçamos na beira-mar de Maxaranguape e seguimos por um misto de estradas de barro e asfalto. Chegamos em Rio do Fogo já estava escurecendo mas decidimos fazer mais três quilômetros no escuro e sem iluminação, por estrada de terra, até a praia de Perobas, onde há diversas pousadas e encontramos quarto em uma delas.

06.janeiro.2015 - terça-feira

- de Rio do Fogo (RN) para Caiçara do Norte (RN)
- distância: 98 km
- piso: praias, estradas de barro e asfalto
- hospedagem: Hotel Litoral

Saímos cedo da pousada e tomamos o café da manhã improvisado em um mercadinho da vila. Seguimos por estrada de barro até Touros. A maré ainda estava cheia, então seguimos por asfalto para São Miguel do Gostoso. Fizemos um lanche e seguimos pela praia, maré secando, até Enxu Queimado, passando pelas praias de Tourinhos e do Marco. Almoçamos em Enxu Queimado e como a maré começava a subir, seguimos para Pedra Grande por estrada de barro. Então, pegamos o asfalto até Caiçara do Norte e nos hospedamos em um pequeno hotel perto da praia. Banho de mar para completar o dia.

07.janeiro.2015 - quarta-feira

- de Caiçara do Norte (RN) para Galinhos (RN)
- distância: 34 km
- piso: praias
- hospedagem: pousada

O trecho era pequeno e era necessário esperar a maré começar a baixar. Pedalamos até uma padaria, tomamos o café da manhã e, na volta, paramos em uma oficina de bicicleta para pequenos reparos na bicicleta de Macelo. Saímos tarde do hotel e seguimos pela praia até Galinhos, que fica em uma península. Chegamos na vila e seguimos até o farol para aproveitar a maré baixa. Fizemos o contorno da península e voltamos pelo lado do rio, com muita areia fofa, até o centro. Encontramos uma pousada na beira-mar e logo saímos para almoçar. Passamos a tarde curtindo a praia, comendo, bebendo, descansando.

08.janeiro.2015 - quinta-feira

- de Galinhos (RN) para Ponta do Mel (RN)
- distância: 101 km
- piso: asfalto, barro, praias
- hospedagem: Pousada Teodoro

O barco que leva para Guamaré sai cedo, às 7h da manhã. Por isso, tomamos um café da manhã improvisado na pousada e fomos para o porto de Galinhos. Pegamos o barco, que é de graça, e descemos em Guamaré. Seguimos por asfalto até Macau. Essa região é plena de petróleo e salinas. Em Macau, fizemos uma longa parada para consertar o freio à disco traseiro da bicicleta de Macelo, que devido à areia e a água do mar estava travando. O reparo demorou. Almoçamos em Macau e seguimos pelo meio das salinas, inclusive por trilhas estreitas, até o rio das Conchas, que atravessamos em um barquinho. Continuamos pelas salinas até alcançar o asfalto da RN-404. Esse trecho depois de Macau é bastante deserto e nossa água estava acabando. Na entrada de Porto do Mangue não tínhamos mais água, mas decidimos seguir sem entrar na cidade pois era um pouco longe e a volta seria com vento contra. Continuamos. A rodovia segue pelo meio de dunas que invadem a pista e havia tratores retirando areia da faixa de asfalto. Chegamos a uma pequena vila de pescadores e conseguimos água em uma das casas. Continuamos pela praia, maré seca, até a Ponta do Mel. Conseguimos um quarto na excelente Pousada Teodoro. Banho de mar na praia, certamente.

09.janeiro.2015 - sexta-feira

- de Ponta do Mel (RN) para Icapuí (CE)
- distância: 91 km
- piso: asfalto, praias, barro
- hospedagem: Pousada Mãe Natureza (praia de Barrinha)

Depois do café da manhã da pousada, subimos para o asfalto pois a maré estava cheia e seguimos até Areia Branca. Ficamos algum tempo no porto esperando a balsa para Grossos, que chegaria às onze e meia. Fizemos a travessia e seguimos por uma estrada asfaltada e pouco movimentada entre salinas, e perto do rio e da beira-mar. Passamos por Tibau que é uma cidade bem chatinha pois muito extensa, ocupada por casas de veraneio. Isso torna a chegada na cidade muito longa. Enfim, no centro, descemos para a praia, almoçamos em um bar e tomamos banho de mar. Como a maré estava seca, seguimos pela praia até pouco antes de Icapuí. Não dá para continuar ali pela praia pois há uma região de mangues e rio. Subimos para Icapuí. No centro, há uma pousada, mas obtivemos informação de que mais adiante haveria pousada na beira-mar. Seguimos e encontramos uma excelente pousada na praia da Barrinha. À noite, jantamos uma moqueca de arraia no restaurante da Dona Julita, próximo à pousada. Dormimos confortavelmente com portas e janelas abertas pois o vento é muito forte e refresca o ambiente. Eu mesmo preferi colocar meu colchão na varanda do quarto e aproveitar toda aquela ventilação natural.

10.janeiro.2015 - sábado

- de Icapuí (CE) para Canoa Quebrada (CE)
- distância: 50 km
- piso: asfalto, praias
- hospedagem: Pousada de JJ

Depois do café da manhã da pousada, seguimos por estrada estreita, bela e asfaltada junto ao mar. Esse foi um dos mais belos trechos da viagem pois a estrada segue por cima das falésias e há belos panoramas em diversos pontos. Descemos em várias praias para conhecer e ver a situação da maré. Entramos em algumas pousadas e bares do caminho para olhar a vista do mar. Por fim, chegamos à Ponta Grossa, onde descemos para a praia. Seguimos pela praia com imensas falésias ao nosso lado. Paramos várias vezes para banhos de mar e para uma cerveja gelada na barraca de Vanduir, com o qual passamos algum tempo conversando. Mais adiante, paramos no restaurante Hora da Maré para almoçar. O trecho era curto, não havia pressa e a gente previa que Canoa Quebrada era uma roubada. Por fim, chegamos em Canoa Quebrada e o que vimos foi uma cidadezinha falsa, como um cenário de novela, chatinha e entupida de turistas. Com dificuldade, encontramos um quarto na Pousada do JJ, perto do centrão. Mais tarde, jantamos na rua de cenário e passeamos um pouco, mas detestamos essa Canoa. Há muitas outras praias melhores e mais bonitas no trajeto. De fato, teria sido muito melhor ter ficado em Majorlândia que é um pouco antes.

11.janeiro.2015 - domingo

- de Canoa Quebrada (CE) para Morro Branco (CE)
- distância: 85 km
- piso: asfalto
- hospedagem: Pousada Recanto Praiano

Acordamos bem cedo, saímos da pousada e fomos tomar o café da manhã em uma padaria. Na verdade, a gente queria era fugir daquela Canoa Furada. Como a maré estaria seca somente no final da tarde, seguimos direto por asfalto até Beberibe, e descemos para Morro Branco. Fomos direto para a praia, almoçamos e tomamos muito banho de mar. Depois, nos hospedamos na pousada mais perto da praia, que é bem fraquinha, com quartos e banheiros degradados pelo tempo e pela falta de manutenção. Mais tarde, passeamos pela vila e jantamos um baião de dois.

12.janeiro.2015 - segunda-feira

- dia de descanso em Morro Branco (CE)
- caminhada pelo labirinto das falésias

Depois do café da manhã da pousada, fizemos uma caminhada pela praia até as falésias onde existe o tal labirinto que vale a pena conhecer. Depois da longa caminhada, voltamos para a praia de Morro Branco, almoço, peixes, cerveja e banhos de mar.

13.janeiro.2015 - terça-feira

- de Morro Branco (CE) para Fortaleza (CE)
- distância: 95 km
- piso: asfalto
- hospedagem: Hotel Abrolhos (praia de Iracema)

Como a maré só estaria seca à tarde, seguimos pelo asfalto até Fortaleza. Em Aquiraz, saímos da rodovia principal e seguimos por rodovias próximas ao mar. Entramos pela estrada Sabiaguaba e pegamos o comecinho da praia do Futuro, logo depois da ponte sobre o rio Cocó. Paramos em uma das barracas da praia do Futuro para algumas cervejas. Seguimos para a praia de Iracema onde almoçamos. Depois, nos hospedamos em um pequeno hotel próximo dali.

14.janeiro.2015 - quarta-feira

- dia de embalar as bicicletas

Durante a manhã, cuidamos de embalar as bicicletas para o vôo de volta. Eu usei o filme plástico e Macelo e Nadílson conseguiram caixas de papelão. Depois, fomos à praia para almoçar e, por volta das três da tarde, pegamos dois táxis para o aeroporto de Fortaleza. Embarcamos para Recife e fim da viagem.

Fotos:


 Em direção à Baía Formosa

 Em direção à Baía Formosa

Entrada de Baía Formosa

Baía Formosa

 de Baía Formosa para Natal

 de Baía Formosa para Natal

 de Baía Formosa para Natal

 de Baía Formosa para Natal

 de Baía Formosa para Natal

 de Baía Formosa para Natal

 de Baía Formosa para Natal

 de Baía Formosa para Natal

 de Baía Formosa para Natal

 de Baía Formosa para Natal

de Baía Formosa para Natal

 de Natal para Rio do Fogo

 de Natal para Rio do Fogo

 de Natal para Rio do Fogo

 de Natal para Rio do Fogo

 de Natal para Rio do Fogo

 de Natal para Rio do Fogo

 de Natal para Rio do Fogo

 de Natal para Rio do Fogo

 de Natal para Rio do Fogo

 de Natal para Rio do Fogo

 de Natal para Rio do Fogo

 de Natal para Rio do Fogo

 de Natal para Rio do Fogo

 de Natal para Rio do Fogo

 de Natal para Rio do Fogo

 de Natal para Rio do Fogo

de Natal para Rio do Fogo

 de Rio do Fogo para Caiçara do Norte

 de Rio do Fogo para Caiçara do Norte

 de Rio do Fogo para Caiçara do Norte

de Rio do Fogo para Caiçara do Norte

de Caiçara do Norte para Galinhos

 de Caiçara do Norte para Galinhos

 de Caiçara do Norte para Galinhos

 de Caiçara do Norte para Galinhos

 de Caiçara do Norte para Galinhos

 de Caiçara do Norte para Galinhos

 de Caiçara do Norte para Galinhos

 de Caiçara do Norte para Galinhos

 de Caiçara do Norte para Galinhos

 de Caiçara do Norte para Galinhos

 de Caiçara do Norte para Galinhos

de Caiçara do Norte para Galinhos

 de Galinhos para Ponta do Mel

 de Galinhos para Ponta do Mel

 de Galinhos para Ponta do Mel

 de Galinhos para Ponta do Mel

 de Galinhos para Ponta do Mel

 de Galinhos para Ponta do Mel

 de Galinhos para Ponta do Mel

 de Galinhos para Ponta do Mel

 de Galinhos para Ponta do Mel

 de Galinhos para Ponta do Mel

 de Galinhos para Ponta do Mel

 de Galinhos para Ponta do Mel

 de Galinhos para Ponta do Mel

de Galinhos para Ponta do Mel

 de Ponta do Mel para Icapuí

 de Ponta do Mel para Icapuí

 de Ponta do Mel para Icapuí

de Ponta do Mel para Icapuí

de Ponta do Mel para Icapuí

 de Icapuí para Canoa Quebrada

 de Icapuí para Canoa Quebrada

 de Icapuí para Canoa Quebrada

 de Icapuí para Canoa Quebrada

de Icapuí para Canoa Quebrada

 de Icapuí para Canoa Quebrada

 de Icapuí para Canoa Quebrada

 de Icapuí para Canoa Quebrada

 de Icapuí para Canoa Quebrada

 de Icapuí para Canoa Quebrada

 de Icapuí para Canoa Quebrada

 de Icapuí para Canoa Quebrada

de Icapuí para Canoa Quebrada

 de Morro Branco para Fortaleza

 de Morro Branco para Fortaleza

 de Morro Branco para Fortaleza

 de Morro Branco para Fortaleza

 de Morro Branco para Fortaleza

de Morro Branco para Fortaleza

Um comentário:

  1. Parabéns, ótima cicloviagem e boas fotos...
    valeu por compartilhar!!!!!

    Cicloabraços
    joaozinho

    ResponderExcluir